domingo, 28 de maio de 2017

"Nunca somos, sempre estamos"

O queixo cai e os últimos anos passam na minha cara como se uma peça estivesse sendo pregada em mim, por mim mesma. Os choros, os pânicos, os excessos, as fugas, as coisas escondidas. Observo a voz de roupa mostarda enquanto me lembro dos remédios com hora marcada e a alimentação medida, sendo complementada por pós coloridos com gosto de chuchu.

- Então, independente do que está acontecendo agora, você não é. Você está.

Eu estou.

Respiro fundo, corrijo a postura, cruzo as pernas e sinto a leveza de me sentir um ser mutável, adaptável, moldável.

- Bom, vamos começar. Não esquece de não entrar no pensamento e apenar observar.

Observar a minha sala de aula que coloca fogo na cortina enquanto a galera do fundo joga truco. Certo.

- Apenas observe...

Respiro, me corrijo, me observo e lembro das coisas que eu simplesmente não quero mais. Sinto a ponta dos meus dedos, meu pulmão se expandindo, o ar entrando. Os pensamentos passam pela minha cabeça como um pronto socorro em época de virose, e eu sou aquela atendente que só faz ficha e observa o entra e sai de gente doente. O mais louco é que tudo aquilo sou eu. A assistente, as pessoas doentes, os médicos, o hospital; o que quebra todas as minhas teorias defendidas de que corpo e mente são uma coisa só porque, naquele momento, meu corpo e minha mente eram coisas bem distintas e com vidas separadas.

Eu não sou. Eu estou. E talvez eu não seja nada. Talvez eu não precise ficar me agarrando em títulos que jogaram em mim ou em ideias que eu não ajudei a criar.

Porque eu não sou. Eu estou. Mudanças, adaptações, formas, tensões, pavores, temores. Eu não sou nada disso, eu apenas estou.

Não sei como as pessoas se sentem melhores quando frisam a ideia de ser a mesma durante a vida toda, sabe. Não sei como que se reconhecer sempre do mesmo jeito se torna algo positivo quando a ideia de se adaptar a algo nos amadurece e nos faz querer ser mais do que aquilo que sempre sonhamos.

Eu só... Não sei.

Só que sei que não sou, literalmente. 

Só sei que estou.



*




Nenhum comentário:

Postar um comentário