quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Querida adolescente de 2006:

Eu ainda lembro do ensino médio e do tanto de coisas que você anseia para sua vida, afinal, eu sou o seu futuro, mas não tenha tanta pressa. Algumas coisas acontecem e você nem vê. Se me permite, e eu sei que jamais permitiria, precisamos conversar.

Você vai aprender a se amar. Sério, você vai. E nem precisa ficar fazendo essas dietas doidas e bebendo limão de manhã porque você vai se amar por dentro, e se amar por fora vai ser só um reflexo da sensação gostosa que é se olhar no espelho e gostar do que vê. Você não vai arrumar um namorado. Não vai porque você vai fugir do guri que vai aparecer. Vai fugir porque tem medo, vai fugir porque se acha feia, vai fugir porque falam que ele é estranho, aí você vai desistir. Mas, sabe, não se culpe por isso. Como eu disse, não vá com tanta pressa.

Sabe essas meninas do seu lado? Então, elas vão continuar do seu lado nos próximos 10 anos, pelo menos. Você vai precisar de colo e elas vão estar lá. Vai ter mensagens, vai ter festas, vai ter abraço e vai ter choro porque você não vai ser de ferro, porque ninguém é, então não precisa ficar desesperada porque isso que vocês têm vai durar.

Você não vai morrer virgem e tira essa bobeira da cabeça. Eu sei que você é curiosa, e ainda continuará sendo, mas existem caras legais e você vai conhecer o melhor deles. Mas antes disso, você vai errar com outros porque você precisa valorizar aquilo que você vai ter. Você vai querer, sim, transar com outros, mas você não vai. Não lembro porque você desistiu mas foi a sua melhor opção. Aliás, no começo vai ser complicado e você vai achar que sexo é superestimado mas, acredite, não é. Novamente, não tenha pressa.

Tocar vai deixar de ser só um hobby. Eu sei que não parece mas é gradativo e lento. Quando você vê, você vai tocar porque gosta e vai sentir prazer em aprender. Igual escrever. Não vai ser só uma válvula de escape porque você vai provar para si mesma que é melhor do que isso. E essa vai ser sua frase por um bom tempo: Eu sou melhor do que isso.

E você não vai ser a pessoa que imaginou que seria. Nos seus 24 você não vai estar morando sozinha com um carro e um "emprego dos sonhos", ou uma carreira e um anel dourado no dedo. Sim, você vai namorar o melhor cara do mundo, mas não é assim que a banda toca, e você vai aprender isso. Você vai conseguir uma publicação (e vai se apaixonar por ela), vai ficar um pouco arrogante, um pouco mais magra e vai escolher cortar o cabelo, e depois deixar crescer, e depois cortar, e depois deixar crescer. Vai aprender que seus direitos valem tanto quanto o de qualquer outra pessoa e que respeitar é totalmente diferente de ser feita de capacho. Sabe essas tremedeiras que você sente as vezes? Então. Ela tem nome. Ainda não aprendemos a lidar com ela, mas estamos no caminho. 

Em 10 anos eu volto e você me diz como foi o percurso. Parabéns para nós.


*


Nenhum comentário:

Postar um comentário