sábado, 17 de setembro de 2016

A evolução é todo dia

Nadar contra a corrente é mais do que um ato de coragem no meio desse mar de ódio, que confunde fato com opinião. É colocar um alvo na testa e outro na alma, é se fazer de barreira para pessoas não tão fortes e tentar se proteger com o que sobrou. É quase como uma sentença, daquelas que você não se arrepende em nada mas é impossível negar que algumas situações - e leituras! - são totalmente desnecessárias. É impossível negar que o nível de egoísmo e falta de empatia é muito grande, mas eu não nado sozinha, e isso é mais que tranquilizador.

Desde pequena eu sempre ouvi que amizade decente mesmo é só amizade masculina. Porque eles são unidos, eles se encobrem, se protegem, enquanto as mulheres brigam entre si por inveja e sei lá por qual motivo que as pessoas inventam, mas não é assim que a banda toca, e nunca foi, mas ninguém nunca me disse. Ninguém nunca me disse que quando uma garota está com você, ela está com você. Ninguém nunca me disse que opinião é totalmente diferente de fato, e o fato é que caráter não escolhe gênero, mas construção social, sim. Ninguém nunca me disse que quando uma pessoa não tem certos direitos, e exige esse direitos, continuam sendo direitos, e não privilégios. Ninguém nunca me disse que eu posso amar tudo e todos que eu quiser, contando que eu me sinta bem com isso, e contanto que eu não machuque ninguém.

Mas não conseguiram esconder tudo isso para sempre. Minha revolução diária e constante me fez ver o quanto que eu fui careta com as coisas por medo de cair em balelas sociais. O quanto a minha falta de posicionamento pode, sim, deixar o mundo um lugar pior para quem vier depois de mim e, principalmente, o quanto a falta de intolerância, respeito e empatia nos faz matar pessoas mais e mais. 

Ninguém me disse que é possível matar sem armas, mas é. Ninguém me disse que as obrigações não tem gênero, que o convívio exige respeito mútuo e que eu tenho, sim, todo o direito de dividir as coisas, e gostar de dividir. Ninguém nunca me disse que um momento ruim fico no meio de dois momentos bons, que existem pessoas que abraçam e cheiros que acalmam. Que falar é prático e torna o convívio muito mais gostoso e vivo. Ninguém nunca disse que ser mulher exige mais trabalho e que se eu respeitar o colega, eu serei tachada de "chata". Sinceramente, super ok ser chata. Sempre fui e não vai ser agora que um rótulo barato, por defender direitos, vai me incomodar.

A mente se amplia todo dia. O conhecimento circula todo dia. Os anos nos mostram que vivência não é só ter histórias mas tirar o melhor delas e conseguir crescer.

A evolução é todo dia.



*

Nenhum comentário:

Postar um comentário