quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Moça, ninguém precisa de um Chris Brown para ter um Drake

Os números são tristes e os relatos, infelizmente, infinitos. Ninguém entende o peso que a cultura tem sobre isso, ninguém entende que ninguém nunca ensina meninas a não se culparem e meninos a não serem invasivos. Ninguém vê o peso de uma indústria que escancara o assédio e a violência como se tivesse algo relacionado ao prazer do sexo. Não, não está. E, não gata, você não precisa passar por um Chris Brown para ter um Drake na sua vida.

Chris Brown é aquele cara boa pinta, bacana, engraçado. Aquele cara que é grosso, mas tudo bem ser grosso, porque, como sempre, "homem é assim mesmo". Chris Brown é aquele cara que, quando está calmo, sua vida brilha. Seu sorriso brilha, seus olhos brilham, até seu cabelo brilha. Mas quando ele perde o controle, a luz apaga e você não sabe como chegou naquele ponto.

Não sabe porque ninguém diz.

É mais do que comum ouvirmos relatos de mulheres que se culpam por uma coisa que elas sofreram, nunca causaram. "Porque eu deveria ter notado", "porque ele dava sinais mas eu não vi", "porque eu demorei". Manas, a culpa nunca é de vocês. Ninguém nunca disse mas ninguém nunca nos ensinou que todas merecemos receber amor. Ninguém nunca nos mostrou que um relacionamento é feito de duas pessoas que se envolvem e se respeitam por igual. Ninguém nunca diz que respeito é o mínimo em qualquer relacionamento, seja ele amoroso ou não.

E, como dizem, a corda sempre estoura para o lado mais fraco. Eu diria "a culpa sempre cai para quem acredita que consegue mudar os fatos". Porque crescemos com essa ideia de cuidar de tudo e de todos simplesmente porque somos mulher, então, segundo essa lógica ridícula, se ele te bate é porque você merece. É porque alguma coisa você não fez direito. A comida queimou, você apanha; você não tá afim, você apanha; você demora para chegar, você apanha. Não, gata. A culpa não é sua e você não está sozinha. Você não precisa manter um cara desses na sua história, você não pode se culpar por algo que não lhe foi ensinado a fazer: fugir quando puder e saber que merece alguém do seu lado, não alguém que queria te colocar uma coleira emocional.

Não somos patrimônio de ninguém e respeito é mútuo. Se ele não te respeita, não é culpa sua. Você não tem que sofrer nunca mas, se acontecer, ninguém nunca ensinou que você pudia fugir. Então não se culpe por ter tentado de novo. Nada disso foi culpa sua.

Bom, sobre o Drake, ele vai te tratar como rainha. Eu sei que somos mas será estranho ser tratada como rainha sendo que antes um troglodita achou que podia mandar na sua vida; mas vai ser lindo, e você vai se assustar quando ele hesitar para encostar em você por respeito, por vergonha, por não querer invadir o seu espaço.

O Drake é e sempre será aquele cara que você vai achar que veio te salvar, mas ele não veio. Você já tinha se salvado. Você aprendeu a nadar e viu o quanto de bom lhe espera na vida, e está tudo bem em se descobrir. Em se salvar, em se permitir.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário